TV AABB-SAPÉ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

CURSO: GESTÃO PRÁTICA DE NEGÓCIOS


GESTÃO PRÁTICA DE NEGÓCIOS
Seja um empreendedor de sucesso!





A AABB-Sapé está abrindo as pré-matrículas para o curso GESTÃO PRÁTICA DE NEGÓCIOS, destinado a empreenderes que já estão no mercado formal ou àqueles que estão procurando aperfeiçoar os conhecimentos para abrir seu próprio negócio.
O Curso será ministrado a partir de setembro deste ano (2014), com 11 módulos, certificado reconhecido nacionalmente e material impresso e virtual gratuito. O curso é inovador em nossa região, pois possui quatro grandes diferenciais:


1 - Aulas presenciais e virtuais - O primeiro curso de Sapé que vai utilizar ferramentas digitais como plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), redes sociais, chat, e-mail, etc. As aulas presenciais serão compostas de atividades teóricas e práticas;

2 – Incubadora e empresas – Os alunos poderão criar empresas como lanchonetes, academia de ginástica, moto-táxi, restaurantes, loja de conveniências, nas dependências da AABB-Sapé, quando poderão colocar em prática os conhecimentos e as competências adquiridas no curso;

3 – Assessoria para formalização de empresas – Os empreendedores que desejarem formalizar as empresas terão assessoria gratuita para todo o processo de documentação e formalização do negócio; 

4 – Empréstimos e financiamentos – Os interessados serão encaminhados, orientados e auxiliados para contraírem empréstimos ou financiamentos nas diversas linhas de crédito do Banco do Brasil. A liberação do crédito se dará mediante avaliação do Instituição Financeira.

As aulas presencias serão ministradas aos sábados e durante a semana o aluno terá à disposição tutoria on-line, acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, chats e outras ferramentas que auxiliarão nas atividades teóricas e os desafios práticos exigidos durante o curso.

Os associados e dependentes da AABB-Sapé terão 50% de desconto nas mensalidades, os demais alunos farão um investimento mensal de R$ 60,00. As pré-matrículas podem ser realizadas a partir do dia 08/08/2014, no site www.sape.aabb.com.br, no blog: www.aabbsape.blogspot.com, no Banco do Brasil (agência Sapé) ou na AABB-Sapé. Serão destinadas apenas 20 vagas para o curso e os alunos matriculados passarão por uma entrevista para a seleção, momento em que serão efetivadas as matrículas.

PLANO DE CURSO

DIVISÃO DOS MÓDULOS

Módulo 01: Ser patrão ou empregado?

- Nivelamento;
- Estou preparado para o mundo dos negócios?
- E se não der certo? Como fico?
- O que devo saber sobre o mercado de trabalho e o mundo dos negócios?
- E agora! Quem poderá me ajudar?
- Estou preparado para ser um empresário?
- Já tomei a decisão... E agora?

Módulo 02: Estudando no ambiente virtual.

- Redes Sociais;
- AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Formando minha biblioteca digital de Administração;
- Postando tarefas e interagindo com a Escola.

Módulo 03: Como administrar um pequeno negócio.

- Quem é meu concorrente?
- Como formalizar meu negócio?
- Como contrair empréstimos bancários?
- Marketing – Vendendo picolé a esquimó;
- Apurado não é lucro;
- Seguindo bons exemplos e aprendendo com os erros dos outros;
- Legislação básica para seu negócio;
- Informatização, uma necessidade vital para uma empresa moderna;
- O que não devo ter na minha empresa – Desapegando dos gostos pessoais;
- A Contabilidade é essencial.

Módulo 04: Gestão de Pessoas.

- Como lidar com meus funcionários?
- Chefe ou líder?
- Dá para viver sem se comunicar?
- Como solucionar um problema;
- Treinamento de pessoal;
- Motivação – Cuidado! Você pode estar morrendo e não está sabendo;
- Criando um ambiente favorável à motivação;
- Brainstorm – Pequenas ideias, grandes negócios;
- Avaliar é preciso.

Módulo 05: Gestão de relacionamento com o cliente.

- O cliente tem sempre razão;
- Cadastro de clientes – Uma ferramenta poderosa no relacionamento com o cliente;
- Comunicação eficaz – Se você não liga para o cliente o azar é seu;
- Encantando o cliente;
- As aparências enganam;
- Clientela ou “clienteca”?

Módulo 06: Toda empresa tem uma RAZÃO SOCIAL

- Sustentabilidade;
- Responsabilidade social;
- Gestão da qualidade.

 Módulo 07: Planejar é um bom negócio.

- Planejar é preciso;
- Plano de negócios;
- Plano de marketing;
- Plano de vendas.

Módulo 08: Administrando como gente grande.

- Terceiro setor, empresa privada e poder público;
- Publicidade e Propaganda;
- Estabelecendo e batendo metas;
- Domínios, marcas e patentes;
- Política de preços;
- Ponto de Equilíbrio;
- Público alvo;
- Missão, Visão e Valores;
- Análise SWOT.

Módulo 09: Linhas de Crédito PJ e Produtos - Banco do Brasil.

- Cartões;
- Empréstimos;
- Financiamentos.

Módulo 10: Software de gestão, meu melhor gerente.

- Aprendendo a utilizar o Hábil Empresarial;
- Cadastrando clientes e criando um banco de dados;
- Gerando, interpretando e utilizando relatórios;
- Cadastrando contatos e compromissos;
- Contas a pagar e a receber;
- Instalando o Hábil Empresarial no meu computador.

Módulo 11: Botando a mão na massa – Incubadora de empresas.

- Primeiros contatos com uma empresa real;
- Meus produtos na prateleira;
- Meu primeiro dia na Incubadora;
- Criando minha logomarca;
- Preparando o ambiente físico;
- Caprichando no visual;
- Ganhando dinheiro na escola;
- Pronto para voar.

 >>>>> CALENDÁRIO DE AULAS:

Módulos: 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07 - Período: de 13 de setembro a 13 de dezembro de 2014;
Avaliações: 20 de dezembro de 2014;
Férias: de 21 de dezembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015
Módulos: 08, 09, 10 e 11 - Período: de 31 de janeiro a 28 de março de 2015.
Avaliações: 04 de abril de 2015.

 >>>>> HORÁRIOS:

Aulas Presenciais: Aos Sábados - Das 8h às 11h
Aulas e tutoria virtuais: Quartas e Sextas – Das 21h às 22h30

>>>>> INVESTIMENTO TOTAL: R$ 360,00 (Sessenta Reais) - MATERIAL DIDÁTICO GRATUITO!
- Associados e dependentes da AABB-Sapé terão 50% de desconto nas matrículas.

>>>>> PLANOS DE PAGAMENTO:

- A vista com 10% de desconto;
- 6 parcelas de R$ 60,00.

>>>>> RECURSOS PEDAGÓGICOS:

- Vídeo-aulas;
- Aulas práticas e teóricas presenciais no polo;
- Plataforma AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Tutoria virtual;
- Material virtual e impresso (apostilas, atividades e textos);
- Laboratório prático de empreendedorismo (incubadora de empresas);
- Software de Gestão Empresarial;
- Outras ferramentas: (Computadores, projetor, TV, Caixa de som e microfone, CDs e DVDs, Quadro Branco).

>>>>> LOCAL:

AABB – Associação Atlética Banco do Brasil
Rodovia PB 071 – Saída para Mari – Loteamento Terra Nova
Sapé-PB – Cep: 58.340-000

>>>>> Certificado reconhecido em todo território nacional emitido pelo
IES – INSTITUTO DE ENSINO DE SAPÉ.

>>>>> OUTRAS CONSIDERAÇÕES:

- O aluno também pode financiar o valor total do curso através de empréstimo bancário;

- Ao final do curso, o aluno poderá optar por iniciar formalmente um pequeno negócio (MEI) com a assessoria gratuita do IES;

- O aluno poderá também optar por contrair empréstimo bancário, abrir conta corrente e ter acesso às linhas de crédito para *empréstimo e/ou financiamento do Banco do Brasil.

            * A liberação de empréstimos e financiamentos dependerá da análise de crédito e consultas ao SCR, SPC, Serasa e Cadim.


>>>>> Facilitador: JORGE GALDINO DE ALMEIDA (Ver Currículo abaixo).


>>>>> Currículo:

JORGE GALDINO DE ALMEIDA
42 anos, brasileiro, casado

Formação Acadêmica:

         - Graduação em Letras – Universidade Estadual da Paraíba – Concluído - 2003;
         - Graduação em Pedagogia – Universidade Federal da Paraíba – Cursando 6º Período;
         - Especialização em Gestão Pública Municipal – UFPB – Concluído - 2012;
         - Especialização em Gestão do Relacionamento com o Cliente – Senac-SP – Cursando.

Experiência Profissional:

            - Gerência de supermercado – Supermercado Ki-preço – 6 anos;
            - Superintendência de empresa jornalística – Jornal Força de Expressão – 8 anos;
- Gestão escolar – IES – Instituto de Ensino de Sapé – 10 anos – Diretor;
            - Funcionário Público Municipal – Prefeitura - (Digitador) 1999/2011;
            - Presidente do SINDSERVS – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sapé (1999 a 2011);
- Vice-Presidente e Diretor de Comunicação da FESPM-PB – Federação dos Servidores      Públicos Municipais do Estado da Paraíba; (2006 a 2011);
- Diretor de Comunicação da Ong – Memorial das Ligas Camponesas;
            - Diretor do SPC – Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) da CDL – Sapé-PB;
            - Tutor dos cursos técnicos de Administração, Segurança no Trabalho e Informática – Etebrax – Escola Técnica do Brasil;
- Chefe de Gabinete da Prefeitura de Sapé-PB – 2011/2012;
- Agente de Desenvolvimento do Município de Sapé – 2011 – Prefeitura de Sapé;
- Funcionário do Banco do Brasil – Escriturário – atuando;
            - Presidente da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – Mandato - 2012/2015.

Competências Desenvolvidas:

     Durante a atuação como administrador de várias empresas na área educacional, comercial, de comunicação social, de entidades representativas de classe e atualmente exercendo o cargo de escriturário do Banco do Brasil e presidente da AABB-Sapé, diversas competências foram adquiridas como gestão de pessoas, rotinas administrativas, operação de softwares de ERP, diagramação e editoração eletrônica, artes gráficas, elaboração de artes visuais, manipulação de ferramentas de interação virtual e comunicação, gestão de crise, noções de contabilidade e finanças, conhecimento de rotinas bancárias e elaboração de projetos educacionais e de marketing, elaboração de textos jornalísticos e publicitários, etc..

Cursos no Banco do Brasil:

- ENLID PROTIME 2014 - ON LINE ;
- RODA VIVA BB: PUBLICIDADE, POSICIONAMENTO E REALIDADE;
- SOB CONTROLE;
- CADASTRO;
- PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL;
- INTRODUÇÃO AO PROCESSO DE CRÉDITO;
- EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - MÓDULO FUNDAMENTAL;
- EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - MÓDULO INSTRUMENTAL;
- GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS;
- AUTORREGULAÇÃO ATENDIMENTO EM AGÊNCIAS ;
- SAPIÊNCIA GESTÃO DA CARREIRA ;
- SAPIÊNCIA ÉTICA ;
- SAPIÊNCIA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ;
- CURSO OUROCAP ;
- PENSANDO FORA DA CAIXA: GESTÃO E LIDERANÇA;
- PENSANDO FORA DA CAIXA: LIDERANÇA E RELACIONAMENTO ;
- PENSANDO FORA DA CAIXA: GESTÃO E MUDANÇA;
- GDP - GESTÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS E RESULTADOS;
- CADA VEZ + BOMPRATODOS: EXTRATO DE SERVIÇOS ;
- CADA VEZ + BOMPRATODOS: OUROCARD + VANTAGENS ;
- RODA VIVA BB: REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA NO AMBIENTE ;
- SER ÉTICO E BOMPRATODOS - MÓDULO 1 ;
- PORTABILIDADE DE CRÉDITO PESSOA FÍSICA;
- EXCELÊNCIA PROFISSIONAL - MÓDULO NEGOCIAL;
- GRAFOSCOPIA;
- SINAPSE DOSSIÊ ELETRÔNICO ;
- CURSO DRS ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS ;
- SINAPSE PREVENÇÃO E COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO ;
- SINAPSE DOSSIÊ DE OPERAÇÕES ;
- SINAPSE-GESTÃO DA ÉTICA NO BANCO DO BRASIL;
- SINAPSE INTRODUÇÃO AO MICROCRÉDITO PRODUTIVO ORIENTADO;
- SINAPSE MICROCRÉDITO PRODUTIVO ORIENTADO (MPO);
- AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA CONHECIMENTOS GERAIS ;
- AUTORREGULAÇÃO CONTAS CORRENTES ;
- AUTORREGULAÇÃO SAC  - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.

Outros Cursos:

  Empretec (Sebrae); Capacitação para secretários (Setras); Eficiência Energética nas Empresas (Sebrae); Comunicação Eficaz (Sebrae); Como Falar em Público (A&M Consultoria); Controle Social e Cidadania (CGU); Licitações e Contratos Administrativos (CGU); Secretário Escolar (Espep); Excelência no Atendimento (Espep); Motivando e Desenvolvendo a Criatividade na Administração Pública (Espep); Etiqueta, Ética e Postura Profissional (Espep); Agente de Desenvolvimento (Sebrae).

Certificações:

   -  CERTIFICAÇÃO EM MARKETING  -  07/07/2013;
   -  CERTIFICAÇÃO EM RSA (Responsabilidade Sócio Ambiental) e DRS  (Desenvolvimento       Regional Sustentável)  - 24/11/2013 ;
   -  CERTIFICAÇÃO EM GESTÃO CREDITO BÁSICO -  25/05/2014 ;
   -  CERTIFICAÇÃO EM  ATENDIMENTO BANCÁRIO INTERMEDIÁRIO -  25/05/2014;

   -  CERTIFICAÇÃO EM CONTROLES INTERNOS E RISCO OP. BÁSICO -  25/05/2014.



Nenhum comentário: